..“Importa-vos
nascer de novo”...(Parte I)
.
Jo : 3
A Bíblia vai narrar através do evangelho escrito pelo
apóstolo João, um dos, e se não o mais importante diálogo bíblico. Porque é de
tão levada importância?
Nele vemos palavras do bom mestre Jesus em um diálogo direto
com um dos membros de uma das classes religiosas de Israel (os fariseus). Para
ser um fariseu era necessário estar na frente de dois outros fariseus e jurar
cumprir e fazer de tudo para que a lei dos escribas fosse mantida e praticada.
O problema é que os escribas adicionaram implicações à (TORÁH – A lei), essas
implicações era "o registro das reuniões dos escribas", onde várias
regras foram acrescentadas.
Nicodemos era muito conceituado dentro de seu ambiente
social conforme lemos (ver10). Nicodemos era também um membro do sinédrio, e de
uma família considerada nobre, um homem que para sociedade era de Deus.
Nicodemos reconhece que Jesus também é mestre, talvez o
pensamento de Nicodemos era de que ele seria semelhante a Jesus, “pois és
mestre” (Jo 3;2). O que Nicodemos não esperava é que; sendo um homem de posição
religiosa e social elevada Jesus lhe diria algo que o chocaria...”importa-vos
nascer de novo”...
Pense comigo: Alguém que perante a sociedade é a voz
de Deus, alguém encarregado de guardar a lei, alguém que para os homens era de
perfeita santidade, praticante da lei e seus acréscimos; e Jesus o diz “Você
precisa ser salvo”... “necessário vos é nascer de novo” ... apesar de não
entender e isso surpreende Jesus porque “nascer de novo” já era um termo já
utilizado no judaísmo. Quando uma pessoa se convertia ao judaísmo recebia o
nome “Prosélito” – que significa justamente nascer de novo. Talvez Nicodemos
pensou: se eu já sou judeu Jesus deve esta falando de outro tipo de
nascimento, o nascimento natural. (Ver-4) E Jesus diz categoricamente, que
aquele que não nascer da água e Espírito não pode entrar no Reino de Deus.
(Ver5) Jesus adverte. Se Nicodemos não nascesse de novo não poderia ser salvo,
mesmo possuindo todos os seus títulos, mesmo sendo considerado justo pelos
homens, mestre da lei, membro do sinédrio. Compare com Ap Paulo. (Fl 3: 3-8)
Novo nascimento
visível:
1-
Este refere-se ao batismo visível (pela água),
não como doutrina da salvação, ou como dogma da salvação, mas como um testemunho
dado aos homens da sua fé em Cristo Jesus.
Importância:
Existem duas ordenanças claras que Jesus deixou a sua igreja como memória e
testemunho, esses são: o batismo e a ceia do Senhor respectivamente.
O batismo é para mostrar ao mundo que você se tornou um
cristão. Era desejo do Senhor que aqueles que cressem fossem batizados, em nome
do Pai, Filho e do Espírito Santo. (Mat 28:19). Logicamente que se foi uma
ordenança de Jesus Cristo é também um ato de obediência e fé.
É uma confissão pública de que estou morto com Cristo. (CL
2;12)
Obs: Não se batizar,
não significa estar livre de um compromisso com Deus, isso é lenda, aqueles que
dizem não se batizar porque após isso terá que mudar de vida e ser um cristão
verdadeiro, provavelmente nunca conheceu, creu ou teve fé em Jesus. É um
perigo.
Apesar de sua importância o batismo não arranca as
imundícias da carne, portanto não é o ato do batismo que salva, e sim o que te
levou a ser batizado dando testemunho de sua fé.
Novo nascimento
invisível: Jesus nesta passagem fala de algo visível, a água, mas também
fala de algo invisível o vento. (ver5). O batismo do Espírito Santo é
invisível, trata-se de uma morte invisível do velho homem. Aqueles que recebem
o Espírito Santo são batizados por Ele, e apesar de ser algo sobrenatural não é
visível, mas pode ser sentido e ouvido assim como vento (ver8).
Conforme (Ef 1:13-14) esse batismo é essencial para a
salvação do Cristão. O próprio Jesus nos deixou claro sua necessidade “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer
será condenado” é importante saber que nesta passagem o batismo invisível é o
crer, pois, na sequencia Jesus diz: “mas quem não crer será condenado”.
O batismo invisível tem como
base o Crer e o se arrepender, um em Jesus e outro por quem é Jesus.
A salvação (que é o batismo do Espírito Santo) é no interior
do homem, no entanto aqueles que são do Senhor devem evidenciar a sua salvação.
João Batista dizia: “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento” – frutos é
o resultado. É como uma arvore saudável que na sua estação produz como
resultado da sua saúde bons frutos, assim também nós devemos ao tempo certo
produzir como resultado da salvação “bons frutos”.
·
Já vimos o que é nascer da água e do Espírito,
mas Jesus ainda nessa passagem vai dar uma grande revelação sobre o plano de
salvação, que seria possível somente por Ele.
Jesus disse a Nicodemos “ O QUE “ ele precisa para ser
salvo, mas também disse “COMO” ele pode ser salvo.
Amém, importa renascer. Títulos não salvam. Jesus é o caminho.
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