segunda-feira, 23 de novembro de 2015

..“Importa-vos nascer de novo”...(Parte I)
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Jo : 3
A Bíblia vai narrar através do evangelho escrito pelo apóstolo João, um dos, e se não o mais importante diálogo bíblico. Porque é de tão levada importância?
Nele vemos palavras do bom mestre Jesus em um diálogo direto com um dos membros de uma das classes religiosas de Israel (os fariseus). Para ser um fariseu era necessário estar na frente de dois outros fariseus e jurar cumprir e fazer de tudo para que a lei dos escribas fosse mantida e praticada. O problema é que os escribas adicionaram implicações à (TORÁH – A lei), essas implicações era "o registro das reuniões dos escribas", onde várias regras foram acrescentadas.
Nicodemos era muito conceituado dentro de seu ambiente social conforme lemos (ver10). Nicodemos era também um membro do sinédrio, e de uma família considerada nobre, um homem que para sociedade era de Deus.
Nicodemos reconhece que Jesus também é mestre, talvez o pensamento de Nicodemos era de que ele seria semelhante a Jesus, “pois és mestre” (Jo 3;2). O que Nicodemos não esperava é que; sendo um homem de posição religiosa e social elevada Jesus lhe diria algo que o chocaria...”importa-vos nascer de novo”...
Pense comigo: Alguém que perante a sociedade é a voz de Deus, alguém encarregado de guardar a lei, alguém que para os homens era de perfeita santidade, praticante da lei e seus acréscimos; e Jesus o diz “Você precisa ser salvo”... “necessário vos é nascer de novo” ... apesar de não entender e isso surpreende Jesus porque “nascer de novo” já era um termo já utilizado no judaísmo. Quando uma pessoa se convertia ao judaísmo recebia o nome “Prosélito” – que significa justamente nascer de novo. Talvez Nicodemos pensou: se eu já sou judeu Jesus deve esta falando de outro tipo de nascimento, o nascimento natural. (Ver-4) E Jesus diz categoricamente, que aquele que não nascer da água e Espírito não pode entrar no Reino de Deus. (Ver5) Jesus adverte. Se Nicodemos não nascesse de novo não poderia ser salvo, mesmo possuindo todos os seus títulos, mesmo sendo considerado justo pelos homens, mestre da lei, membro do sinédrio. Compare com Ap Paulo. (Fl 3: 3-8)
Novo nascimento visível:
1-      Este refere-se ao batismo visível (pela água), não como doutrina da salvação, ou como dogma da salvação, mas como um testemunho dado aos homens da sua fé em Cristo Jesus.
Importância: Existem duas ordenanças claras que Jesus deixou a sua igreja como memória e testemunho, esses são: o batismo e a ceia do Senhor respectivamente.
O batismo é para mostrar ao mundo que você se tornou um cristão. Era desejo do Senhor que aqueles que cressem fossem batizados, em nome do Pai, Filho e do Espírito Santo. (Mat 28:19). Logicamente que se foi uma ordenança de Jesus Cristo é também um ato de obediência e fé.
É uma confissão pública de que estou morto com Cristo. (CL 2;12)
Obs: Não se batizar, não significa estar livre de um compromisso com Deus, isso é lenda, aqueles que dizem não se batizar porque após isso terá que mudar de vida e ser um cristão verdadeiro, provavelmente nunca conheceu, creu ou teve fé em Jesus. É um perigo.
Apesar de sua importância o batismo não arranca as imundícias da carne, portanto não é o ato do batismo que salva, e sim o que te levou a ser batizado dando testemunho de sua fé.
Novo nascimento invisível: Jesus nesta passagem fala de algo visível, a água, mas também fala de algo invisível o vento. (ver5). O batismo do Espírito Santo é invisível, trata-se de uma morte invisível do velho homem. Aqueles que recebem o Espírito Santo são batizados por Ele, e apesar de ser algo sobrenatural não é visível, mas pode ser sentido e ouvido assim como vento (ver8).
Conforme (Ef 1:13-14) esse batismo é essencial para a salvação do Cristão. O próprio Jesus nos deixou claro sua necessidade “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” é importante saber que nesta passagem o batismo invisível é o crer, pois, na sequencia Jesus diz: “mas quem não crer será condenado”.
O batismo invisível tem como base o Crer e o se arrepender, um em Jesus e outro por quem é Jesus.
A salvação (que é o batismo do Espírito Santo) é no interior do homem, no entanto aqueles que são do Senhor devem evidenciar a sua salvação. João Batista dizia: “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento” – frutos é o resultado. É como uma arvore saudável que na sua estação produz como resultado da sua saúde bons frutos, assim também nós devemos ao tempo certo produzir como resultado da salvação “bons frutos”.
·         Já vimos o que é nascer da água e do Espírito, mas Jesus ainda nessa passagem vai dar uma grande revelação sobre o plano de salvação, que seria possível somente por Ele.

Jesus disse a Nicodemos “ O QUE “ ele precisa para ser salvo, mas também disse “COMO” ele pode ser salvo.

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